Prezadas e prezados comunicadores;

As atividades serão desenvolvidas na plataforma Meet. Os links para as salas virtuais serão enviados até o dia 07 de outubro, por e-mail, aos comunicadores.

As atividades de cada Simpósio Temático serão conduzidas pelos coordenadores/proponentes de cada ST (nomes disponíveis no cronograma).


As apresentações serão on-line, com 15 min de tempo para cada uma, de acordo com o cronograma disponível no blog do evento. https://drive.google.com/file/d/1xPbS2PrWnYVXwbiVmvmg4roLoQNi1CG2/view?usp=sharing

A apresentação de materiais referentes aos trabalhos será de responsabilidade de cada apresentador/apresentadora. O/a apresentador/a será responsável pela projeção de tela/materiais necessários na comunicação do trabalho. Para isso, há um tempo excedente de 5 min entre uma apresentação e outra.


Cada comunicador poderá se apresentar, no momento de sua fala. Não há necessidade de enviar currículo.

A apresentação não será gravada.

_______

O ARTIGO FINAL será enviado em momento posterior ao evento, de acordo com as seguintes orientações:

O CONTEÚDO DOS TRABALHOS ASSINADOS É DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES, ASSIM COMO A SELEÇÃO DE DESCRITORES (PALAVRAS-CHAVE).

CADA AUTOR(A) É RESPONSÁVEL PELA REVISÃO FINAL DAS NORMAS DA LÍNGUA PORTUGUESA E DAS NORMAS SOLICITADAS PELO(AS) ORGANIZADORES(AS) DO EVENTO.

Os textos completos deverão possuir de 10 à 15 páginas, incluindo lista de referências.

O layout de página deverá estar configurado em papel A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm e recuo de 1,5 no início dos parágrafos e margens de 2,5 cm (dir., esq., sup. e inf.).

Na primeira linha colocar o título em negrito e em maiúsculas centralizado, uma linha em branco e na próxima linha o(s) autor(es) à direita, com nota de rodapé contendo um pequeno currículo resumido e um e-mail de contato.

Imagens: quando forem utilizar imagens (no máximo 4) estas devem conter a fonte e possuírem 300dpi.

O arquivo deverá ser enviado com extensão doc. (ou PDF).

Os textos deverão seguir as normas da ABNT e conter referências completas no final.

Os textos completos relativos aos resumos aprovados e aos trabalhos apresentados no evento deverão ser enviados, ATÉ 06 DE JANEIRO DE 2021, para o e-mail xviiisemanadehistoriauems@gmail.com



NOVO    Datas e horários das comunicações em ST


Simpósio Temático I - Perspectivas decoloniais e conhecimento indígena no Ensino de História

Professores responsáveis: 
  • Profa. Dra. Célia Foster Silvestre (UEMS)
  • Profa. Dra. Danielle Tega (UNICAMP)
  • Prof. Dr. Deni Alfaro Rubbo (UEMS)
A proposta mais geral deste Simpósio Temático é agregar pesquisas teóricas e empíricas que discutam o ensino da História e Ciências Sociais em suas diferentes modalidades na Educação Básica e no Ensino Superior, particularmente sobre educação escolar indígena, formação de professores indígenas, produção de conhecimento não-ocidental. Ademais, em um período recente, o debate sobre a perspectiva decolonial tem atraído um número crescente de pesquisadoras e pesquisadores que tem dialogado e problematizado algumas noções (colonialidade do poder, epistemologias do Sul, transmodernidade, pensamento liminar etc.) a partir de suas experiências e projetos escolares ao tematizar as opressões diversas (raça, gênero e classe) e o papel do ensino no atual contexto político em um país de extração colonial. Portanto, o Simpósio Temático se propõe a se constituir em espaço acadêmico e político para discussão dessas temáticas.

Simpósio Temático II - Diálogos entre a Teoria e o Ensino de História

Professores responsáveis:
  • Prof. Dr. Rodrigo Bianchini Cracco (UEMS)
  • Profa. Dra. Ligia Cristina Carvalho (UEMS)
  • Prof. Dr. Danilo Alves Bezerra (UESPI/Parnaíba)
  • Profa. Dra. Priscila Miraz Freitas Grecco (UFRB)
O presente Simpósio Temático almeja agregar apresentações sobre propostas de pesquisa na área de Teoria da História, História da Historiografia e Ensino de História. Além dos temas específicos nas áreas citadas, são também bem-vindos trabalhos que busquem colocar em debate os métodos, quadros conceituais e fundamentos teóricos de pesquisas em História e Ciências Sociais, independente dos objetos de análise. A esfera teórica das pesquisas em ciências humanas e sociais ganha progressivamente mais espaço nos debates desenvolvidos nas universidades brasileiras, reflexo da necessidade de fortalecimento dos fundamentos científicos dos conhecimentos produzidos frente a ofensiva de posicionamentos negacionistas, revisionistas e anticientíficos.

Simpósio Temático III - História, Representação e suas Linguagens no Ensino de História

Professores responsáveis
  • Profa. Dra. Marinete A. Zacharias Rodrigues (UEMS)
  • Prof. Me. Felipe Silva Vedovoto (UEMS)
Este Simpósio Temático tem como objetivo criar um espaço para o debate e a reflexão sobre as representações, fontes e abordagens utilizadas no ensino de História, como textos escritos, fotografias, desenhos, vídeos, filmes, músicas, dentre outros. A expansão das relações virtuais, as novas tecnologias e as mudanças sociais têm provocado a transformações no ensino e na produção dos saberes escolares, contribuindo para a promoção de novas metodologias e a revisitação de abordagens já existentes a fim de ampliar as possibilidades de representação do passado. Nesse fazer/ensinar podemos considerar que a apreensão e a construção do conhecimento em sala de aula devem ser mediadas pelas diferentes linguagens que articulam o tempo e o espaço, o saber cientifico e escolar, a objetividade e a subjetividade. Por isso, convidamos pesquisadores, professores universitários e da Educação Básica, alunos e alunas da graduação e da pós-graduação para participarem com suas propostas e experiências com o objetivo de contribuir para o aprofundamento dos saberes e do conhecimento produzido em sala de aula, bem como das pesquisas e análises oriundas do processo de formação docente. 

Simpósio Temático IV - Ensino e Pesquisa em História Antiga e Medieval

Professores responsáveis:
  • Prof. Dr. Carlos Eduardo da Costa Campos (UFMS)
  • Prof. Dr. Renan Marques Birro (UPE/Mata Norte)
Pensar o Ensino e a Pesquisa em História é um ato reflexivo que exige sensibilidade para o alcance de resultados no campo científico-escolar do Brasil. Assim, urge uma postura docente e social que valorize o saber histórico e os seus profissionais na atualidade. Afinal, as universidades formam um locus de produção do conhecimento histórico, que é capaz de democratizar o saber sobre diversas temporalidades e assim ampliar nossa visão de mundo. Cabe mencionar que a Antiguidade e o Medievo intriga, tensiona e gera conflitos entre os pesquisadores justamente por sua dinâmica e possibilidades de análises sociais. O estudo sobre o pensamento político e social da Antiguidade e da Idade Média figura como um poderoso instrumento de reflexão para os professores e discentes contemporâneos, por possibilitar o alargamento de visões acerca de aspectos antropológicos do cenário atual. Logo, as pesquisas sobre este vasto Mundo Antigo nos permitem tecer uma pluralidade de perspectivas no que tange ao próprio papel humano no meio social, tanto da(na) Antiguidade quanto do(no) Medievo, ou ainda na atualidade, mediante os usos dos passado.

Simpósio Temático V - Ensino de História e relações étnico-raciais: Propostas de concretização da Lei 10.639/03

Professor responsável:
  • Prof. Dr. Rogério de Palma (UEMS)
A Lei 10.639, aprovada no ano de 2003, acrescentou dois artigos à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira por meio de temas como história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Por meio da desconstrução de uma visão de mundo eurocêntrica e da valorização dos aspectos da cultura e da história africana e dos afrodescendentes, o objetivo da lei é combater o racismo e, dessa forma, atenuar/eliminar as desigualdades raciais, produzindo uma educação multicultural e antirracista. Passados 17 anos da promulgação da referida lei, muito se caminhou no sentido da sua concretização, assim como diversos desafios ainda precisam ser superados. Tomando como o foco o ensino de história, o simpósio pretende, nesse sentido, receber trabalhos propostos a apresentar conteúdos e estratégias de ensino voltados para a concretização da Lei 10.639/03, contribuindo, assim, para a ampliação do debate acerca da relação entre educação e relações étnico-raciais.

Simpósio Temático VI - Gênero e Ensino de História: Debates para uma educação libertadora

Professoras responsáveis:
  • Profa. Dra. Anna Carolina Horstmann Amorim (UEMS)
  • Profa. Dra. Claudia Regina Nichnig (UDESC)
O simpósio temático “Gênero e ensino de história: debates para uma educação libertadora” visa agrupar pesquisas voltadas para o ensino de história a partir de uma perspectiva democrática e, sobretudo, libertadora. Sabemos que no contexto atual, marcado por avanços conservadores no Brasil, os estudos de gênero têm se transformado em um grande vilão. Despontando como uma verdadeira ameaça, os estudos, pesquisadoras/es e debates que versam sobre esta temática tem sido acusados de ideologia, de desmonte da moral e de normas essenciais que tocam a família e, especialmente as crianças. Neste sentido, os debates sobre gênero nas escolas têm esbarrado em muitos obstáculos e, por vezes, se observa crescente defesa de uma educação longe da diversidade e dos temas de gênero e sexualidade. Neste sentido, este simpósio busca por trabalhos que toquem os temas do ensino de história em sua relação com debates sobre gênero no espaço escolar, curricular e/ou educativo. Prioriza trabalhos e pesquisas que partam do pressuposto de que o/a discente é sujeito/a ativo/a na produção do conhecimento, e que lancem luz sobre sujeitas e sujeitos historicamente invisibilizadas/os, como mulheres, em sua ampla diversidade, comunidades LGBTQI+ , entre outras. Assim, trabalhos que abordem os estudos de gênero, feministas e de sexualidade e as suas relações com a prática escolar e o ensino de história serão bem-vindos, bem como trabalhos que abordem o contexto atual e político do avanço conservador que visa coibir discussões plurais sobre gênero, sexualidade e desigualdades entre homens e mulheres no campo da educação. Nosso objetivo é dialogar com pesquisas que valorizem a pluralidade de identidades e a cultura dos alunos e alunas, buscando descontruir visões estereotipadas, etnocêntricas e preconceituosas, contribuindo, assim para uma maior abertura do diálogo entre escola e temas importantes como diversidade e gênero.

Simpósio Temático VII - Entre o uso e o abuso da História Oral na prática de ensino e pesquisa em Ciências Humanas

Professora responsável:
  • Profa. Dra. Cláudia Delboni 
A proposta do seminário é enfatizar o uso História Oral enquanto método de ensino e pesquisa na disciplina de história, o qual compreende a comunidade escolar enquanto sujeito-agente da história e por isso a necessidade da sua escuta na construção dos processos históricos. Nesse sentido pensaremos a potencialidade da história oral, que está na produção de fontes, no contexto da docência e também a realização da pesquisa de inúmeras temáticas. Contudo, para além de refletir sobre o uso também faz se necessário problematizar sobre os abusos cometidos, como tornar a memória sinônimo da história, cujo deslindar conduz a negação da própria história enquanto ciência, quando tudo torna-se uma questão de perspectiva, um ponto de vista. Assim o debate visa abordar a complexidade do uso da memória como objeto de investigação, como qualquer outro documento histórico. Também refletiremos sobre os diferentes gêneros em história oral - de vida, temática e tradição oral -. e as possibilidades de aplicação em sala de aula e na condução da pesquisa. Por fim, discutiremos as várias etapas para o empreendimento da história oral - elaboração do projeto, gravação, transcrição, transcriação, análise dos depoimentos e devolução do produto.

Simpósio Temático VIII - Ditadura militar brasileira (1964-1985): negacionismos, revisionismos e seus reflexos no ensino de História

Professora responsável:
  • Profa. Dra. Suzana Arakaki (UEMS)
O historiador Carlos Fico, um estudioso da História do Brasil, aborda a história brasileira como uma sequência de golpes e ao longo do período republicano, o país viveu dois longos períodos ditatoriais: a ditadura civil de Getúlio Vargas e a ditadura militar após o golpe de 1964, que durou até 1985. Os períodos de repressão brasileira são pouco abordados na educação básica e este Simpósio Temático se propõe a debater a realidade enfrentada pelos professores de História na abordagem deste tema. Uma discussão que pretende abordar o tema na educação, desde os conteúdos nos livros e materiais didáticos durante o exercício docente bem como os problemas encontrados para sua abordagem, mais precisamente: Porque a ditadura militar tornou-se um tema sensível nas escolas e quais as possibilidades de ensino.


Os Simpósios Temáticos ocorrerão nos dias 08 e 09 de outubro. A comissão organizadora divulgará, até 30 de setembro, o cronograma de apresentações e o endereço eletrônico onde ocorrerão as atividades.


NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Resumos

  • Fontes: Arial (tamanho 10) ou Times New Roman (tamanho 12).
  • Resumo de até 300 palavras e 3 palavras-chave. 
  • Título: Centralizado, em caixa alta e negrito.
  • Texto e palavras-chave: Justificados e com 1,5 cm de espaçamento entre linhas.
  • Resumo do trabalho até uma lauda.
  • No resumo deverá conter: objetivo, hipótese e metodologia de trabalho.
  • O CONTEÚDO DOS TRABALHOS ASSINADOS É DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DOS/DAS AUTORES/AS, ASSIM COMO A SELEÇÃO DE DESCRITORES (PALAVRAS-CHAVE).
  • Prazo para envio: Até o dia 20 de setembro de 2020.

Texto completo

  • Os textos completos deverão possuir de 10 à 15 páginas, incluindo lista de referências.
  • O layout de página deverá estar configurado em papel A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm e recuo de 1,5 no início dos parágrafos e margens de 2,5 cm (dir., esq., sup. e inf.).
  • Na primeira linha colocar o título em negrito e em maiúsculas centralizado, uma linha em branco e na próxima linha o(s) autor(es) à direita, com nota de rodapé contendo um pequeno currículo resumido e um e-mail de contato.
  • Imagens: quando forem utilizar imagens (no máximo 4) estas devem conter a fonte e possuírem 300dpi.
  • O arquivo deverá ser enviado com extensão doc. (ou PDF).
  • Os textos deverão seguir as normas da ABNT e conter referências completas no final.
  • O CONTEÚDO DOS TRABALHOS ASSINADOS É DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES, ASSIM COMO A SELEÇÃO DE DESCRITORES (PALAVRAS-CHAVE).
  • CADA AUTOR(A) É RESPONSÁVEL PELA REVISÃO FINAL DAS NORMAS DA LÍNGUA PORTUGUESA E DAS NORMAS SOLICITADAS PELO(AS) ORGANIZADORES(AS) DO EVENTO.
  • Os textos completos relativos aos resumos aprovados e aos trabalhos apresentados no evento deverão ser enviados para o e-mail profhistoria.amambai@gmail.com
  • Após o TÉRMINO do evento será publicado uma data de ENTREGA FINAL dos Trabalhos Completos visando sua publicação no blog do evento.

Inscrições



 

 CRONOGRAMA

Inscrições para comunicação em Simpósios Temáticos

 

Até 20/09

Divulgação das comunicações aprovadas

 

Até 30/09